Prótese dentária

PRÓTESE FIXA Popularmente conhecida como “coroa” ou “ponte”, esse tipo de prótese pode ser unitária quando um dente, por exemplo, é destruído pelo agravamento de uma cárie. Nos casos, onde a coroa do dente é inutilizada, o dentista deve realizar o tratamento de canal para depois cimentar a prótese unitária. Nos casos onde o dente já passou por diversas restaurações, não é necessário o tratamento de canal, apenas o desgaste do dente para que seja feita uma coroa nova com um material cerâmico. Nos casos onde a prótese fixa é parcial, os dentes remanescentes são utilizados como pilares para a colocação da prótese.

PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL mais conhecida como “dentadura” é aquela utilizada para os casos em que o paciente perdeu todos ou a maior parte de seus dentes. Nestes casos, é confeccionada uma estrutura móvel em que os dentes são substituídos por dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente. Para que a prótese total seja a estrutura perfeita, é preciso que o profissional conte com habilidade na hora de confeccionar, tenha técnica e conheça as condições dos rebordos remanescentes. Em matéria de benefícios, esse tipo de prótese costuma ser de fácil instalação, porém muitos se sentem inseguros com a possibilidade de cair ou mesmo perder a prótese. No quesito higienização, esse tipo de prótese também demanda cuidados especiais.

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (PPR Roach) Quando o paciente conta com um bom número de dentes remanescentes, recomenda-se a adoção de uma prótese parcial removível. Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes, além de contar com uma fácil manutenção. Sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que garantem a segurança fazendo com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca.

PRÓTESE SOBRE IMPLANTE é a mais recente inovação no campo da tecnologia dentária e está sendo, paulatinamente preferida pelas pessoas, em detrimento das dentaduras soltas, que deslizam e escorregam. Os implantes dentários são aqueles instalados diretamente sobre o osso maxilar para então receber a prótese. Eles funcionam como um substituto das raízes naturais dos dentes, fazendo o papel de retentores da prótese. Os implantes dentários podem ser feitos de cerâmica ou acrílico, o que confere aos dentes artificiais um aspecto muito parecido com os dentes naturais. Embora elas se pareçam bastante com os dentes naturais, o processo de limpeza não é tão simples quanto o da prótese removível. Por isso, nesses casos, o paciente deve visitar regularmente o seu dentista para fazer a limpeza. Muitos pacientes se sentem mais seguros e confiantes com uma prótese sobre implante.

SINTA-SE MAIS SEGURO E CONFIANTE.

Na Clínica Jaques Gontijo temos os melhores especialistas que junto com você saberão te indicar a melhor opção para que você possa voltar a sorrir com segurança e confiança.