Odontopediatria

Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. O tratamento para crianças requer cuidado especial, necessitando de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura.

Os cuidados odontológicos devem iniciar ainda na gestação, quando a futura mamãe é orientada sobre os hábitos alimentares e de higiene. O odontopediatra está apto a lidar com bebês, por isso o ideal é fazer a primeira consulta aos 6 meses.

Com a consulta ao odontopediatra, a criança vai incorporando a ideia do dentista gradativamente, acostumando com a presença do profissional, com o ambiente diferente, e com procedimentos de menor complexidade (que não envolvem anestesia e consultas longas).

Na odontologia para crianças o odontopediatra ensina a cuidar dos dentinhos de uma forma divertida e descontraída. O objetivo é sempre fazer com que ela, desde cedo, adquira hábitos saudáveis e aprenda, por si só, a ter consciência sobre o cuidado com os dentes. Os “dentes de leite” (decíduos) tem uma dupla função na cavidade oral. Além de fazer as funções de mastigação, estética e fonação, são eles que fazem a manutenção do espaço para os dentes permanentes. Quando esses dentes são cariados ou perdidos precocemente, os dentes permanentes podem ser prejudicados pelo manchamento, alteração de posição, além de perda de espaço que futuramente pode causar uma mordida errada.

Na Clínica Jaques Gontijo temos uma Odontopediatra esperando para cuidar
de seu filho. Não espere o aparecimento
de algum problema, agende uma consulta
e traga-o para conhecê-la.