Endodontia

O tratamento endodôntico visa preencher corretamente o espaço interno radicular anteriormente ocupado pela polpa que foi danificada devido às lesões de cárie.

Tratar um canal significa retirar a polpa dental inflamada ou infectada, esvaziando esse espaço. Os canais são alargados retirando-se a dentina infectada. Após, o canal é fechado com materiais antibacterianos.

Assim, o dentista procura prolongar a permanência do dente na boca, ou ainda, cria condições para que uma raiz dental ou um dente possam receber um elemento protético como uma coroa.

Tratar um canal não dói, pois são utilizadas anestesias. Deixar de tratar sim. A PULPITE, que é a inflamação da polpa é extremamente dolorosa.

Cada grupo de dentes tem um número diferente de canais chegando a 4 canais em um dente como o primeiro Molar superior, daí o grau de dificuldade em tratar cada grupo de dentes.

Com os avanços da tecnologia e o uso de instrumentos rotatórios e do microscópio clínico, os tratamentos de canal são cada vez mais rápidos e seguros. Biologicamente é sempre melhor optar pelo tratamento de canal e manter raízes e dentes naturais.

Clique no vídeo para entender a evolução da cárie e
o tratamento do canal

.Rua São José, 121 – sala 106 – Centro