Bruxismo,
Disfunção Temporomandibular e
dor orofacial.

Bruxismo

O músculo mastigatório trabalha além da conta à noite, o que desencadeia o atrito entre os dentes e, como consequência, seu desgaste. Tratamento convencional: com placas noturnas, para impedir o contato entre os dentes. Vantagens da toxina botulínica: o método tradicional atrapalha o descanso. Com a toxina, isso não ocorre.

Disfunção Temporomanbilar

As dores e disfunções da ATM normalmente são caracterizadas pela dor e pode, às vezes, estar associada ao estalido ou clique na ATM e também na dificuldade de abrir a boca. O tratamento passa pelo estabelecimento correto do diagnóstico, identificação das causas, execução de um planejamento, passando sempre pela eliminação dos fatores que estão associados aos problemas. Ela é uma patologi a que uma vez instalada, é quase sempre progressiva e degenerativa. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e consequências, portanto, tratamento precoce é o que certamente proporcionará melhores soluções e resultados. Tratamento convencional: aparelhos móveis. A toxina botulínica pode ser uma solução.

Na Clínica Jaques Gontijo realizamos uma avaliação criteriosa do paciente para indicar o melhor tratamento com Placas Noturnas, Aparelhos Móveis ou o tratamento com BOTOX que é uma toxina aplicada diretamente no masseter, um dos músculos da face, aliviando a força excessiva que a pessoa faz quando cerra a boca ou range os dentes, não causa reações desagradáveis e permite o descanso. A aplicação da toxina é rápida e indolor e não atrapalha a funcionalidade da fala ou da mastigação. A toxina começa a atuar quatro dias após a aplicação e dura por volta de 04 a 06 meses.

Dor Orofacial

Trata-se de uma sensação dolorosa provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula — ali está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos. Tratamento convencional: com medicamentos, que podem provocar efeitos colaterais.

Vantagens da toxina botulínica: é aplicada diretamente no músculo, sem reações desagradáveis.

Acesse o vídeo para saber mais sobre bruxismo.